terça-feira, 16 de setembro de 2014

tag | Universidade

Olá meninas :)
Hoje, como já viram pelo título, vou responder a uma tag, a tag "Universidade" criada, e muito bem, pela Adriana do Glam Makeups.
O post vai ser um bocadinho comprido, são 14 questões e alarguei-me em algumas :)
Espero que gostem *

1- Quando é que ingressas-te na Universidade?
Em 2008.

2- Em que Curso e Universidade estás/estiveste?
Mestrado Integrado em Engenharia Civil.


3- Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?
As duas profissões que me lembro de querer ser durante mais tempo ao longo da minha infância / juventude foram "top model" (como dizia com os meus 6 anos xD), estilista (já com os meus 12 anos) e professora de Português e Inglês (desde os meus 14 aos 16). No entanto, aos 17 comecei a ouvir bastante sobre as ditas "saídas profissionais" e acabei por escolher ingressar em Engenharia Civil. Não foi uma escolha de última hora, mas foi uma escolha com apenas uns 6 meses de antecedência.

4- Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora/estiveste, com que objectivos?
Como já disse, acho que foi muito com o objectivo de ter um trabalho garantido. No entanto, esse objectivo foi automaticamente anulado, porque foi quando entrei que se deu o bom do desemprego e que apenas cursos como medicina e pouco mais continuaram a ter emprego garantido.
Com isso fui-me um bocado a baixo porque tinha (e tenho) a perfeita noção de que não estou no meu curso de sonho.
Deixei-me um pouco levar pelos concelhos do meu pai, que sempre me disse que as engenharias eram uma aposta ganha...
Não quero com isto dizer que estou mega frustrada com tudo, se o estivesse, já tinha desistido, acreditem. No entanto, sei que teria muito mais paixão noutra área... A vida ainda dá muitas voltas, não sei onde vou acabar.
O estágio de Verão que fiz este ano deu-me força e mostrou-me que a Engenharia Civil é muito mais do que pensamos.
Bem, isto tudo para dizer que, já que há desemprego em todas as áreas, escolham uma, exclusivamente, pelo vosso gosto pessoal.

Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra

5- O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?
A minha universidade, a Universidade de Coimbra, é bastante grande, por isso prefiro falar mais especificamente da minha faculdade, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra - FCTUC.


De coisas positivas posso dizer que...
As instalações, ao contrário de outras faculdades da UC, são excelentes! Temos aquecimento central e ar condicionado nas salas, todas as zonas são visualmente agradáveis e mega confortáveis.
Os nossos laboratórios estão bem equipados e permitem-nos desenvolver trabalhos com grande qualidade.
Temos uma sala aberta 24h por dia, 7 dias por semana, o que é ótimo para trabalhos de grupo e não só.
Já de coisas menos boas, saliento...
Temos apenas uma cantina para cinco departamentos, o que, principalmente no inícios de semestre, onde ainda toda a gente vai as aulas todas, faz com que as filas sejam gigantes e a hora de almoço que temos seja insuficiente.
Embora a FCTUC esteja razoavelmente servida por transportes públicos (autocarros da SMTUC), a sua localização fora do centro da cidade, quanto a mim, por vezes pode ser um ponto menos bom.
Os professores... bem, isto pode ser "por o dedo na ferida", mas a verdade é que ali os professores nem sempre são como gostaríamos... Penso que eles se focam em demasia em doutoramentos e investigação, terreno que é bonito, nada... Sinto o curso muito teórico, e acho que posso dizer isto com alguma certeza devido aos conhecimentos que adquiri no terreno este Verão no estágio.

Departamento de Engenharia Civil - FCTUC

6- No geral, como tem sido/foi a tua experiência?
Não vou estar aqui com falinhas mansas. Tem sido difícil. Foram muitas mudanças e o curso é mesmo muito exigente. Mas claro que também há coisas muito positivas: colegas que ficam, aventuras que marcam e sem dúvida, o crescimento pessoal que senti.


7- Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência? 
Sim, fui praxada.
As praxes dependem muito dos "doutores" que as elaboram.
Os "doutores" que me praxaram não foram dos piores, se bem que haviam quatro "doutoras" que me intimidavam bastante, mas nunca deixei que me moldassem à vontade delas e nunca fiz nada contra a minha vontade.
Ajudou a itegrar? Sim!
Fiz coisas absurdas? Não porque me mantive fiel a mim mesma, e é esse o concelho que vos dou. Não façam algo que fuja dos vossos padrões só porque querem ter mais ou menos "amigos". Isso não tem absolutamente nada a ver.

8- Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?
Toda a diferença!
A carga de trabalho que tem de ser feito em casa e sozinha é estrondosamente maior.
Saí de casa e fui morar sozinha, com outros estudantes, e isso foi uma aventura e tanto. Tive uma colega que tenho a certeza que vou manter para sempre, tive outras indiferentes e outras péssimas, mas faz tudo parte!
A gestão doméstica tem de ser muito bem pensada e cumprida.
Cresci muito com a independência que se ganha morando numa outra cidade.


9- Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?
Há empregos e empregos. Se quiserem ser cabeleireiros (e atenção que não vejo mal nenhum nisso), acho que o ensino superior nao é relevante, mas obviamente que se quiserem ser médicos, não há outra forma de o conseguirem se não esudarem.
Mas, muito honestamente, sou-vos sincera: se fosse hoje, não sei se me teria inscrito no ensino superior. Talvez mais tarde... No entanto, agora já estou na recta final e veremos como tudo corre.

10- Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?
É importante porque se cresce muito e se aprende ainda mais, no entanto, se eu tivesse tido a possibilidade de continuar na casa dos meus pais enquanto tirava o meu curso, tinha-o feito.
Já bem basta os quase 1200€ anuais de propinas, uma casa ainda é outra despesa bem grande e, num curso de 5 anos como o meu, até doi a barriga de pensar no investimento monetário que lá vai.


11- Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?
Preparem-se, porque aquela história sobre "os amigos da universidade é que vão ser os amigos para a vida", nem sempre assim é. Sim, tenho meia dúzia deles que quero e vou manter, mas tenho uma conta infindável daqueles que sei que não posso, de todo confiar. Até porque há um espírito de competição muito aguçado e nem sempre somos apoiados pelos colegas como gostaríamos.
Mas sim, no geral, tenho boas relações com os meus amigos da universidade e fartamo-nos de rir até não poder mais das peripécias que temos vindo a fazer ao longo dos 6 anos que já estive em coimbra.


12- A Universidade mudou-te como pessoa?
Não me mudou porque quando fui para lá tinha apenas 17 anos e não estava completamente formada. A essencia continua a mesma, mas aprendi a ter mais estômago em muitas situações, aprendia a não dar ouvidos a tudo e acho que sou uma pessoa muito mais forte e confiante do que quando entrei.

13- Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?
Principalmente a lição de que há muitas dificuldades ao longo das etapas da nossa vida, e que temos de ter força e confiança para as ultrapassarmos todas sem grandes dramas (e olhem que eu sou uma drama queen :p)
Também a máxima de que "Se queres, faz, mas faz bem", ou seja, tudo na vossa vida que terão, será fruto do vosso trabalho, não se encostem aos outros e para além disso, tudo ficará melhor se for feito com gosto.

14- O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?
Cabeça no lugar!
A sério, há tempo para tudo e não fiquem histéricos porque vão morar sozinhos ou porque acham que já são adultos!
Giram muito bem o vosso tempo, não deixem de sair à noite e "irem para os copos", mas também não se esqueçam dos vossos pais, que é vos "patrocina" nesta fase; não se esqueçam de estudar, que é para isso que estão na faculdade e, sobretudo, não se esqueçam de vocês, se não estiverem a gostar mudem, parem um ano e pensem em vocês, se for preciso. 

E pronto, amores, esta foi a tag! :)
Espero que tenham gostado e bom regresso às aulas para todos :)

* Passatempo a decorrer no facebook do blog, aqui *
* Passatempo a decorrer no blog, aqui *

Xana Nunes.

1 comentário:

  1. Eu acabei o meu curso em 2009, e apesar de estar noutra zona (perto do estádio) talvez ainda nos cruzámos por Coimbra! ;)

    Isa M., Tic Tac Living
    Sorteio OASAP (Portugal Only)

    ResponderEliminar

Obrigada por tomares esta Chávena de Charme!
Os comentários serão respondidos assim que possível, no mesmo post!