sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Alimentação | O que levar para almoçar? #1

Olá belezas :)
Já não sei em que post foi, mas sei que perguntei se gostavam que partilhasse aqui algumas das receitas que faço para o almoço para levar para o estágio. O feedback foi positivo e, como tal, hoje trago-vos uma receita!

Vamos começar pelas saladas!
É engraçado que eu não aprecio muito salada a acompanhar outros pratos mas ADORO uma refeição só de salada.
E esqueçam as dietas, não como saladas por isso, é mesmo porque gosto e me faz sentir bem ao longo do dia. Ultimamente pratos tipo carne de vaca com massa ou carne de porco com arroz enjoam-me bastante não sei porquê.

Para levar a minha saladinha para o estágio, uso um copo/saladeira que comprei na Tiger por 3€ e que é perfeito. Tem um mini copo para pormos o molho separado da salada (para que os ingredientes da mesma se mantenham frescos e só a temperemos mesmo antes de comer) e tem também um garfo incorporado que fica arrumado na perfeição e faz com que não me esqueça dos talheres em casa [como acontece sempre que não trago salada para o almoço!].
O copo do molho não veda bem, mas se mantivermos tudo na vertical não há problema.

Vamos então ver o que meto na minha salada?


* Alface
* Rúcula
* Tomate
* Fiambre de peru em cubos
* Crutons de pão
* Azeitonas

Para o molho:
* Azeite
* Vinagre balsâmico

Vou alternando camadas de cada ingrediente para depois quando temperar com o molho ser mais fácil de misturar tudo.
Esta salada fica uma delícia e é saudável e prática de fazer.

Para acompanhar esta deliciosa salda e complementar o almoço levo sempre uma garrafa de água e uma fruta. Não passo sem fruta!



Dica:
O que menos gosto em fazer saladas é a parte de lavar e secar a alface, portanto, no dia em que compro uma fresca, perco uma hora e lavo-a e seco-a na TOTALIDADE. Corto-a e meto num tupperware onde não fique muito prensada. Tento tirar o máximo do ar do tupperware, fecho e guardo no frigorífico. Para além de a alface ficar viçosa durante muito mais tempo, depois é muito mais rápido de fazer a salada todos os dias.

Variantes:
A salada que mostrei a cima é a minha favorita, mas como não podemos comer sempre a mesma coisa, às vezes tiro o fiambre e coloco delícias do mar ou então, aos ingredientes a cima, junto meio queijo mozzarella aos cubos.
Acho que estas são as duas principais variantes que faço, mas claro que se tiver outras coisas em casa que me inspirem a reformular a salada, faço-o!

No próximo post sobre o que levar para almoçar no trabalho, vou trazer-vos uma receita que inventei recentemente e que ficou deliciosa [embora o meu pai e o meu namorado tenham passado o resto do dia a dizer que ficou um cheiro insuportável na cozinha -.-']! É um prato que tanto dá para comerem frio ou quente.

Ansiosas?
Gostavam que partilhasse também o que como ao meio da manhã e da tarde?
Xana Nunes.

2 comentários:

  1. Belas dicas, este ano também levar almoços para a faculdades, mas como vai ser outono/inverno irei virar-me para as massa com legumes :) e carnes brancas ou atum :)

    ResponderEliminar
  2. Eu tb faço sempre como tu :) levo sempre a comidinha e como sempre salada com carne ou ovo ou delícias, etc e hidratos de carbono (geralmente massa espiral, que adoro). sabe-me super bem :) espero pela próxima receita!!

    * mary red hair *

    ResponderEliminar

Obrigada por tomares esta Chávena de Charme!
Os comentários serão respondidos assim que possível, no mesmo post!