segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas Passatempos #3 - Como seguir no Bloglovin

Olá :)
Hoje cá estou eu para o terceiro post desta série. Já vamos a meio! (Está a ser útil?)
Como já viram pelo título, hoje vamos falar do Bloglovin.
Para quem é viciado em blogues como eu, este site é maravilhoso e é, sem dúvida, muito sobrevalorizado... Acho que ninguém liga muito, nem percebem bem para o que serve.
É por isso que, antes de vos explicar como se segue um blog através do Bloglovin, vou escrever cinco ou seis linhas sobre este site e as suas funcionalidades.
Confesso que detalhes não sei muitos, mas explico-vos o conceito geral.

Bloglovin
Para quem administra um blog, que é o meu caso, é muito simples andar a par dos últimos posts, pois no painel de administração é-me apresentada uma lista de todos os blogues que sigo, e ao lado apresenta-se, por uma ordem de tempo, os posts publicados.


Para quem não administra um blog, acredito que é complicado, chato e até desnorteante, tentar andar a par de tudo... Podem colocar os blogues que querem seguir nos favoritos, mas isso obriga-vos a perder tempo e a abrir um por um, enquanto que com o Bloglovin vão conseguir ter um aspecto semelhante ao meu painel de administração.

Portanto o Bloglovin serve essencialmente para termos uma lista dos blogues que seguimos e termos uma timeline onde são apresentados todos os posts publicados de uma forma muito simples e ordenada. Os posts que ainda não lemos (ou seja, os quais não abrimos através do Bloglovin) aparecem destacados e no separador respetivo a este site, aparece entre parêntesis o número de artigos que temos por ler.

Quanto a mim, penso que é mesmo muito útil, ora vejam o aspeto clean e organizado...


Pronto, e basicamente é isto o Bloglovin.
Uma vez que o assunto do post de hoje é "Como seguir no Bloglovin" e eu já me alarguei um bocadinho, não vou explicar como se cria uma conta neste site, mas acho que isso é muito simples e semelhante a criar conta em qualquer outro site.
De salientar apenas que podem iniciar uma conta com o facebook, que é mais prático...
Vamos ao que interessa...

3. Como seguir um blog através do Bloglovin
Por norma, os blogues que têm conta no Bloglovin, têm uma imagem na barra lateral do blog que vos remete automaticamente para a conta do mesmo, basta que cliquem sobre ela.

Passo 1:
Depois de clicarem na imagem que vos leva ao Bloglovin do blog em questão, deve-vos aparecer a janela da Figura 1. 
De acordo com a vossa preferência, devem iniciar sessão através do facebook ou do e-mail. (Antes disto já devem ter criado conta, de um modo ou de outro, neste site.)

Figura 1
Passo 2:
Depois de fazerem o vosso login, aparece-vos algo semelhante à Figura 2, onde devem carregar no botão "Follow".

Figura 2
E com apenas estes dois passos, já estão a seguir um blog através do Bloglovin.

Como saber o vosso nome de seguidor?
Pessoalmente, nos meus passatempos, prefiro pedir o link do perfil do seguidor no Bloglovin, do que propriamente o nome de seguidor.
Como é que obtêm uma coisa ou outra?
Também muito simples.
Para obter o nome de seguidor, basta colocarem o rato (sem clicar) no coração branco de fundo azul que se encontra no canto superior direito (atenção que pode aparecer a vosso fotografia em vez deste coração, tudo depende se tiverem importado conta do facebookk ou não), e depois clicar em "Your Profile" (ver Figura 3a).
Depois disto, o vosso perfil é aberto e veem com que nome estão inscritos (ver Figura 3b, e no meu caso é "Xana Nunes").



Caso no formulário de participação peçam o link do vosso perfil, em vez do nome de seguidor, o que têm de fazer é exatamente a mesma coisa que fizeram para ver o vosso nome, mas agora em vez do nome, vão olhar para o link que têm no vosso browser, como mostro na Figura 4.


Figura 4

Prontinho, penso que todos os passos foram perceptíveis e que depois de lerem este post estarão completamente capazes de seguir os vossos blogues favoritos através deste site super útil.
Aqui só explico mesmo como seguir um blog, mas percam quinze minutinhos a explorar o site, que vão ver como realmente vale a pena.


Xana Nunes.

2 comentários:

  1. Obrigada foi muito útil, eu não tenho nenhum blog e fico um pouco perdida no bloglovin, até para achar o meu nome de seguidora ficava baralhada por vezes lol

    ResponderEliminar
  2. Oi, tudo bem?
    Fiz cadastro no Bloglovin e eles mandaram email, e escolhi alguns blogs para testar.
    Acho que até aí tudo ok.
    Mas não sei colocar a figura no blog para clicarem e abrirem o Bloglovin.
    Você saberia como faço isso?
    Meu email blgturquezza@gmail.com
    Muito obrigada.
    Beijos.
    Ah vi que você tem Verificação de Palavras: todas blogueiras estão tirando. A Verificação dificulta os Comentários e as pessoas não voltam ........

    ResponderEliminar

Obrigada por tomares esta Chávena de Charme!
Os comentários serão respondidos assim que possível, no mesmo post!