sábado, 20 de abril de 2013

Tónico - Água de rosas

Olá a todos :)
Nos últimos quatro meses, tenho publicado alguns conhecimentos novos que aprendi na bendita aula de maquilhagem da Gosh, que fui em Dezembro do ano passado.
Hoje, venho partilhar convosco mais um assunto que lá se abordou.
É frequente lermos artigos de "Cuidados de Rosto" por essa blogosfera fora e, no geral, todas as bloggers defendem três passos básicos:
  1. Limpeza
  2. Tónico
  3. Hidratação
Hoje falarei do segundo passo, o tónico.
Normalmente, defendem-no dizendo que é um passo igualmente importante como a hidratação. Dizem que depois de limpar o rosto, a aplicação deste produto ajuda a fechar os poros e por isso se torna essencial.
Para vos ser sincera, raramente lhe dou importância.
Tenho um tónico, sim, mas não o uso todos os dias nem coisa que se pareça.
Ficava sempre um bocadinho "envergonhada" comigo própria quando lia artigos que enalteciam os tónicos, porque não os uso como deve de ser.
Até que na aula de maquilhagem da Gosh, a maquilhadora Rute, explicou-nos que o tónico não é assim tão importante como o pintam, pelo menos enquanto somos jovens.
Ela disse que este produto só começa a ser relevante na nossa rotina diária de beleza, quando chegamos aos 24 / 25 anos, porque é aí que a nossa pele começa a querer cuidados especiais por já não "responder" tão bem ao meio exterior como até aí.
Ela disse que antes dessa idade (já não estou tão longe dela quanto isso :( ), podemos muito bem substituir um tónico, que custa no mínimo uns 5 / 6€, pela banal e desvalorizada água de rosas.
É verdade! Um produto que é tão esquecido e tão barato, pode fazer muito bem a nossa pele.
Depois dos 25, é que já é mais importante investir num bom tónico.
Já tinha ouvido uns zun-zuns, num ou dois blogs, sobre os benefícios da água de rosas, mas ao ouvir a maquilhadora a aconselhá-la, foi o que precisava para realmente acreditar em tudo o que tinha lido até então.
E que benefícios tem a água de rosas?
É bastante calmante para a pele. Depois de todas as agressões externas a que a nossa pele está exposta no dia-a-dia, a água de rosas vai limpá-la suavemente, acalmando-a e tonificando-a. É como se fosse um mimo extra para a pele que ajuda a fortalecê-la.
É adequada para todos os tipos de peles, inclusivé para as peles mais sensíveis.
Claro que assim que a aula terminou, fui logo comprar uma, que já não sei ao certo quanto me custou, mas penso que pouco passou dos cinquenta cêntimos.
E pronto, a água de rosas já faz parte da minha rotina!
E vocês? Já tinham ouvido as maravilhas de um produto que custa menos de 1€?

1 comentário:

Obrigada por tomares esta Chávena de Charme!
Os comentários serão respondidos assim que possível, no mesmo post!