segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cabelo: Lavar todos os dias - sim ou não?


O post de hoje aborda um assunto, a alguns olhos, delicado e incontornável.
O que acham sobre lavar o cabelo?
Todos os dias?
Dia-sim, dia-não?
Se for todos os dias é prejudicial?
Eu tenho uma opinião pessoal muito bem definida sobre o assunto.
Nunca pesquisei muito sobre isto, ou pedi informações ou opiniões a especialistas.
Hoje venho partilhar convosco a minha singela opinião.
Para começar, acho importante dizer que o meu cabelo é liso, bastante comprido e com tendência a ficar oleoso nas raízes.
Imagem daqui.
Na minha opinião, não acho de todo, que lavar o cabelo todos os dias, faça mal algum.
O meu cabelo, aguenta-se bem se o lavar dia-sim, dia-não.
Mas, por exemplo, vamos supor a seguinte situação:
Hoje é segunda feira. Ainda não lavei o cabelo, mas vou lavá-lo à noite porque vou ao ginásio.
Amanhã é terça, não preciso de o lavar, mas como quarta à tardinha voltarei a ir ao ginásio, terei de o lavar à noite e não o quero lavar duas vezes no mesmo dia.
Resumido: lavo-o na segunda à noite, terça à noite e quarta à noite.


Não sinto que o meu cabelo saia prejudicado desta rotina capilar.
Primeiro, nunca me deito com as raízes molhadas e não uso temperaturas muito altas no secador.
Agora, se por acaso tiver de ficar dois dias sem levar o cabelo, o que eu noto, é que me cai o dobro ou o triplo de cabelo, não só no banho, mas também a pentear e durante o dia, durante esse período em que já está um bocadinho oleoso nas raízes, do que me costuma cair com a minha rotina de lavar todos os dias ou dia-sim, dia-não.
O que eu concluo disto, é que, pelo menos comigo, a oleosidade do cabelo, faz com que ele caia com mais facilidade, não sei a razão científica disto, mas não acho que seja tão descabido assim.
Então, sou apologista de lavar mais vezes mas com os devidos cuidados.
Já ouvi falar de champos secos, mas, desculpem-me na honestidade, frontalidade e quiçá um pouco de ignorância, isso parece-me muito pouco higiénico.
De qualquer maneira, acho que cada caso é um caso e acredito, que haja quem ache que lavar o cabelo todos os dias é absurdo e que conseguem cabelos muito saudáveis se lavarem duas ou três vezes por semana.
Esta é a minha experiência e opinião.
Qual é a vossa?
Partilhem-na comigo porque acho que este assunto dá "pano para mangas"! :)




13 comentários:

  1. Sou da mesma opinião! Eu lavo o cabelo todos os dias e não acho que se isso prejudique o meu cabelo!
    Sou incapaz de andar com um cabelo oleoso na rua, nem me sinto bem comigo mesma e é pouco higiénico.
    Faço isto desde sempre e ainda não me caiu o cabelo, como muitos comentários que ouvimos por ai.

    LOVE,
    JS photography

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, embora quando mais nova, a minha mãe sempre me incentivasse a lavar o menos possível o cabelo, também não tenho problema em lavá-lo todos os dias. No meu caso, não me sinto prejudicada! :)

      Eliminar
  2. A minha experiência é um bocadinho diferente:
    Devo dizer que o meu cabelo era completamente liso e bastante oleoso. O que verificava era que quanto mais lavava o cabelo mais oleoso ele ficava, se o lavasse todos os dias então ficava impossível. Parece mentira mas não é. Por fim decidi experimentar lavá-lo menos, tipo 3 vezes por semana, 2 no verão. É verdade que no primeiro mês foi um horror, mas depois o cabelo parece que recuperou e até ficou mais forte e não tão oleoso....
    Esta é a experiência com o meu cabelo que é particularmente dificil. Apesar de tudo, fiz uma ondulação porque disseram que o cabelo ficava menos oleoso...bem e porque gostava de cabelo ondulado :p E agora dificilmente fica oleoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Muito obrigada pela tua opinião, enriqueceu bastante o post! :)
      Cada caso é um caso, e acredito bem que no teu caso tenha dado resultado lavares menos vezes para "educar" o teu cabelo.
      Eu acho que também depende um bocadinho da idade em que estamos. Como disse ali e cima, em resposta à Joana de Sousa, quando tinha os meus 12 anos, a minha mãe sempre disse para lavar o cabelo umas três vezes por semana.
      Na altura, sentia-me muito mal, porque ele andava sempre um pouco oleoso e não gostava, até porque parecia que as minhas amigas não tinham o mesmo problema ou não...
      Hoje ele fica oleoso se não o lavar dia sim dia não, também porque é muito fino e liso (e encaracola-lo está completamente fora de questão). Contudo, não me incomoda ter de o lavar assim, porque não sinto que saia prejudicada! :)

      Eliminar
  3. Eu lavo todos os dias e ele anda brilhante! Se não lavar é que fica oleoso! e eu nao gosto da sensação dele a ficar oleoso na testa! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! O maior problema é ficar oleoso na testa, principalmente se, como eu, fores mega adepta das franjas! :D
      Beijinho*

      Eliminar
  4. eu também só lavo o cabelo dia sim, dia não :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Lavar o cabelo todos os dias retira a oleosidade natural do cabelo, mas isso é como tomar banho e usar sabonete, fazer depilação, tudo coisas que teoricamente nao precisaríamos pois o nosso corpo tem os seus mecanismos, no entanto alguém deixa de fazer depilação ou se lava com sabonete dia sim dia nao? Lol
    Eu tento lavar o cabelo dia sim dia nao mas se fizer exercício, se andar nalgum sítio com mais poeira, fumo, se o sentir sujo, lavo todos os dias se necessário 2 vezes, nao acho que faça mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria, o teu comentário foi pertinente! :)
      Realmente é uma excelente comparação com tomar banho todos os dias. Também há opiniões controversas sobre isso... dizem que tira os nutrientes da pele e que a resseca mais... contudo nem é bom pensar em não tomarmos banho todos os dias! :P
      Quanto a lavar duas vezes por dia, já não concordo contigo, mas, a pedido de um leitor, irei falar disso (ainda esta semana, se arranjar um buraquinho para escrever sobre isso).
      Beijinho *

      Eliminar
  6. Eu também lavava o cabelo todos os dias, porque se não o fizesse, parecia que andava com o cabelo todo oleoso. Parecia que não o lavava há dias! Mas como sempre me disseram que isso fazia mal à saúde do cabelo, deixei de lavar todos os dias. Agora lavo só dia sim, dia não. Quando há situações em que preciso de lavar dois dias seguidos, lavo, mas tento não o fazer. E a verdade é que agora, se o lavar na Segunda, na Terça não tenho o cabelo oleoso. E na Quarta é que o lavo. Ao inicio, foi um bocado estranho, mas parece que agora a minha oleosidade está controlada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu acho que passei por uma situação semelhante à tua e agora adoptei o mesmo comportamento que tu :)

      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Um dia uma cabeleireira disse-me para eu lavar de dois em dois dias ou mais. Eu acho isso horroroso, não consigo! Acho pouco higienico também!...Eu tento lavar dia sim dia não, mas às vezes tem mesmo que ser todos os dias e não vejo nada de mal nisso! Até prefiro, porque quando o meu cabelo fica muito tempo sem ser lavado fica ainda mais estupidamente oleoso.
    Eu normalmente lavo quando tem que ser, quando acho que ele precisa. O que normalmente é dias seguidos, ou dia sim dia não!

    Beijinhos, blog interessante já agora!

    ResponderEliminar
  8. Eu evito ao máximo lavar todos os dias. Só no verão é que isso acontece mais, mas sinto logo que ele começa a habituar-se e fica pior. Tento lavar dia sim dia não... Mas isso vai de cada pessoa :) somos todos diferentes!

    ResponderEliminar

Obrigada por tomares esta Chávena de Charme!
Os comentários serão respondidos assim que possível, no mesmo post!