segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Iogurtes - Bons ou maus aliados?

Antes de começar a desenvolver o tema do post, quero deixar bem claro que não tenho nenhum tipo de formação sobre o assunto, não me quero aqui armar aos cocos. Quero simplesmente partilhar a minha opinião, ideias e pareceres.
Então, hoje vou-vos falar de iogurtes.
Serão poucos os que vivem sem eles, mas será que são tão bons aliados quanto parecem?
Os iogurtes são vistos como merendas, para o meio da manhã ou da tarde.
Normalmente, quer estejamos a fazer dietas ou não, é-nos aconselhado, por toda a sociedade, que optemos por iogurtes ao invés de pão, bolachas ou algo do género.
Claro que existem e nos são dadas outras boas opções para merendas que não iogurtes, como é o caso da fruta.
Todo este tema e esta questão, foram levantados quando a S., a minha querida instrutora do gym, estava a falar que antes de irmos fazer exercício, fosse ele de que tipo fosse, devíamos lanchar bem. Eu, a pensar que ia dizer uma grande coisa, disse-lhe que sim senhor, costumava beber sempre um iogurte para aconchegar o estômago.
Ela revirou-me logo os olhos!
Já viste a quantidade de açúcar que um iogurte desses tem?!
Devias optar por um sumo natural, uma peça de fruta ou uma barra energética!
Foi o que ela me disse!
E eu comecei a pensar no assunto... até que decidi olhar com atenção para os rótulos dos benditos iogurtes.
E agora pergunto-vos eu: Já viram a quantidade de açúcar que um iogurte tem?!
Pois se não viram, vejam as fotos e pensem.

Quase 25% da dose diária recomendada?!
Quase que é absurdo!
A S. tinha razão.
Se beberem dois iogurtes por dia, mais o resto dos alimentos que ingerimos que contêm açúcar, a quantidade deste composto não deve ser nada bonita.
Sinceramente, a minha necessidade de iogurtes ao meio da manhã ou tarde, já foi muito maior do que é agora, e não é por causa desta questão do açúcar, fui perdendo gradualmente a vontade e necessidade de iogurtes. Há outros snacks que me fazem sentir melhor, como por exemplo as amêndoas. Falar-vos-ei delas num outro post.
Mas ainda assim, tenho sempre iogurtes em casa. Há sempre um dia que me apetece, ou para uma emergência de tempo de manhã, é o ideal.
Mas agora tenho muito mais cuidado a escolhê-los.
Claro que prefiro os iogurtes meio-gordo, mas depois de ver os valores, passei a comprar, quase sempre magros. A diferença é abismal.



Como vêem, enquanto que um iogurte meio-gordo tem 24,2% da dose diária recomendada de açúcar, um iogurte magro tem apenas 8,2% da mesma dose. Muito mais agradável e tranquilizante.
O sabor dos iogurtes magros, para mim, era muito estranho e desconfortável, até que descobri que nos de pêssego, a diferença mal se nota, e como gosto deste sabor, agora o que compro são, quase sempre, estes.
Resumindo:
Se quiserem perder peso, os iogurtes não serão os melhores aliados para tal, a menos que sejam magros.
E mesmo que não queiram emagrecer, existem snacks mais saudáveis do que os iogurtes.
E vocês, já se tinha apercebido disto?
Qual é a vossa opinião sobre o assunto?

4 comentários:

  1. OLha e não é que este post foi útil? eu nunca fui muito dada aos iogurtes, mas como sou uma pessoa que come bem mas o meu organismo - por razões de saúde - absorve muito pouco decidi começar a incluir um iogurte por dia na minha alimentação. E como tenho problemas de saúde, não querendo mais chatices obviamente que a probabilidade de vir a desenvolver diabetes é um tormento que me ocorre. Obrigada, vou começar a ter atenção a esta questão!
    Beijinhos :D

    http://coisasqueugosto-coisasqueeugosto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Fico mesmo muito contente por, de uma maneira ou de outra, te ter conseguido ajudar! ;)
      Como eu disse no início do post, não tenho nenhuma formação em saúde ou alimentação, mas são assuntos pelos quais me interesso e sobre os quais pesquiso.
      Vou falar mais sobre alimentação, fica atenta! :)
      Beijinho *

      Eliminar
  2. Por acaso já tinha vindo a reparar na ENORME quantidade de açúcar que têm os iogurtes. Os piores e que estão bem na moda agora são os gregos! São uma bomba calórica, e devem ser comidos como sobremesa, e não, nunca, como snack. Gosto muito destas dicas, deves continuar! Já agora podias falar um pouco sobre o teu gym, não consigo encontrar grande informação sobre um bom gym em coimbra por exemplo. ( roupa a levar para uma iniciante para o gym, o que comer, qual a actividade mais engraçada, preço de mensalidades, benefícios de cada práctica) fica a dica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Luísa! :)
      Sim, tens toda a razão sobre os iogurtes gregos! Nesses, a quantidade de açucar não é o que mais me assusta, mas sim a quantidade de gordura! É ridículo!
      Obrigada! :)
      Sim, claro que posso falar mais do meu gym e dar umas dicas para iniciantes! :)
      Fica atenta! :) vou tentar escrevê-lo antes do ano novo, para quem fazer exercicio é uma resolução de ano novo, nao ter desculpa para nao fazer! :)

      Beijinho **

      Eliminar

Obrigada por tomares esta Chávena de Charme!
Os comentários serão respondidos assim que possível, no mesmo post!